terça-feira, junho 27, 2006

Cortina rasgada

Em sua primeira participação em Copas do Mundo como nação independente, a Ucrânia chegou às quartas-de-final (alguém se lembra da nossa querida Croácia, 3ª colocada em 1998, sua estréia no mundial?) e enfrenta a bella Itália na sexta-feira. Difícil é saber para que torcer.
A seleção da Ucrânia esperou 14 anos para conseguir entrar na disputa, filiou-se à Fifa em 1992, logo após o desmantelamento da União Soviética (por isso, "Cortina Rasgada", referência ao filme de Hitchcock). Aliás, a seleção é a única representante da antiga URRS na disputa.

O prestígio da seleção é tanto que o presidente Viktor Yushchenko* pode viajar à cidade alemã de Hamburgo para assistir ao próximo jogo. "O chefe de Estado agradeceu mais uma vez aos jogadores e à comissão técnica da seleção pelo 'jogo digno' mostrado pela Ucrânia em sua primeira Copa, destacando que a ida às quartas 'já é uma grande vitória'", noticiou a EFE.

Para homenager o feito, elegemos nosso jogador preferido, e não poderia ser outro: Andriy Mikolaiovich Shevchenko, Андрій Миколайович Шевченко, em ucraniano. Ele não é exatamente lindo, mas a gente a.do.ra. E o nome dele é super divertido! Shevchenko foi duramente criticado por ter pedido o pênalti no jogo contra a Suíça. O moço acaba de se recuperar de uma lesão que sofreu pouco antes do início do mundial e diz ainda não estar em sua melhor forma.

Mais sobre a história do futebol na Ucrânia aqui (eu, se fosse você, leria).

*Viktor Yushchenko foi eleito presidente da Ucrânia em 2004. Durante a campanha, o líder foi envenenado por dioxina, o que poderia tê-lo levado à morte. O coroa bonitão ficou com o rosto deformado. Yushchenko teria sido evenenado durante um jantar com adversários políticos.
O presidente recebeu ano passado o prêmio Perfil de Coragem, entregue anualmente pela fundação norte-americana JFK.

2 Comments:

At junho 28, 2006 11:32 PM, Anonymous Anônimo said...

quaseformadas: futebol e cultura!

 
At janeiro 14, 2007 5:37 PM, Anonymous Anônimo said...

mary poppins, eu também adoro...
=*n*=

 

Postar um comentário

<< Home