domingo, abril 10, 2005

Senhor prefeito, a situação de calamidade pública em São Paulo beira o caos total

Dos momentos da urbe que merecem um post: Minha primeira vez em um alagamento

Eu, burguesa que sou, nunca havia presenciado uma situação
tão absurda e inadmissível, especialmente em São Paulo.
Como eu não gosto de lide (para quem não sabe, o primeiro parágrafo que resume o fato todo em uma notícia de jornal) e adoro enrolar para fingir uma linguagem mais literária (Holly é boa nisso), vou começar muito antes do começo.
São Paulo, sexta-feira, 8 de abril: sem causar espanto em ninguém, chove na cidade. Chuva fina, dessas de fim de tardes de verão, pois o calor continua mesmo no outono (culpa do maldito aquecimento global, causado pelas malditas fábricas e por países que poluem descontroladamente), dessas molha-bobo que não assustam ninguém.
Saio do trabalho com guarda-chuva em punho e caminho alegremente (afinal, acabou a semana, e eu posso dormir até minha dor de cabeça passar) até a Estação Barra Funda. Fim da alegria. Claro que o Metrô está lotado e claro que um homem MUITO mal-educado me BATE para conseguir entrar no vagão (quase que meto-lhe o guarda-chuva nos colhões).
Felizmente, a agonia acaba logo (assim esperava), desço no Tietê para encontrar meu namorado e meu sogro que gentilmente me darão carona. Começa a Via Crusis. Ficamos presos na saída da rodoviária, a "rua está intransítavel" como diziam os políciais pelo rádio da viatura (Sogrão é investigador da Polícia Civil). Sem condições de atravessar a Cruzeiro de Sul.
Aos poucos chegam os vendedores ambulantes com refris e salgadinhos para fazer uma graninha extra e para que os motoristas possam se distrair enchendo a pança enquanto esperam a água baixar...
Claro que a água não baixou.... E claro que alguns malucos tentaram atravessar o "rio"... E claro que o motor do carros de alguns malucos fundiu no meio do "rio"... Mas eu não esperava que outros mais malucos ainda iriam se dispor a entrar na água de Leptospirose para empurrar esses carros... Fiquei supresa. Depois, comentando com o papai sobre a generosidade dessas pessoas, ele corta o meu barato: ah, eles tão lá para ganhar um troco. o_O!!!
Quarenta muitos minutos depois, os funcionários da Socicam, empresa que administra as rodoviárias de São Paulo, aparecem com a solução: uma saída alternativa. Sim, os funcionários da Socicam, pois nem o senhor prefeito, nem o senhor governador se dignaram a tomar providências. Ver o sofrimento e o desespero das pessoas pelo televisão é muito confortável.
Entre secos e molhados, salvaram-se todos. Cheguei em casa com a cabeça explodindo, mas os lençóis da minha cama estavam quentes. Enquanto muitas pessoas nem sequer tinham onde dormir. Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura. E tudo que essas pessoas conseguiram construir com suor de sua força de trabalho se desfez igual papelão molhado.
P.S. 1: Juro que se eu tivesse um papel grande e uma caneta tinha escrito para o helicóptero do Datena que sobrevoava nossas cabeças molhadas filmar: o descaso da autoridades me envergonha. Por isso que esse programas apelativos que eu condeno existem: se não tiver apelação, aí que tem não tem solução mesmo.
P.S. 2: Qualquer dia, viro vândalo, invado a casa do prefeito e deixo TODAS as torneiras abertas até a casa encher.
P.S. 3: Finalmente entendi porque algumas pessoas que não fazem trilha compram jipes, só assim para atravessar o "rio".
Mary Ppps: Deu na Folha: Chuva deixa 12 pontos de alagamento e prejudica trânsito em São Paulo
Eu estava na Zaki Narchi, mas o trânsito fluia na Marginal, ao contrário do que diz a notícia (pelo menos, quando eu passei por lá).
Holly: Devo dizer que ninguém lembra da Zona Norte. Fato.
Mary Ppps: Niguém liga para lugar nenhum!

10 Comments:

At abril 10, 2005 10:45 PM, Anonymous Anônimo said...

"Pai, agora é esperar hein! nao vai sar q nem esses doidos pro meio do lago de asfalto! bom, qualquer coisa tb se o carro parar no meio da agua eu e a beatriz sai do carro e ajuda a empurrar"....

 
At abril 11, 2005 8:10 AM, Anonymous Anônimo said...

Vergonhoso demais
Concordo plenamente com a crítica levantada pela bela Mary Poppins... Sem querer achei este blog na net e ai está... Excelente, Apreciei muito os textos, espero que vocês escrevam sempre...
Grande Abraço...
Bert Dawes

 
At abril 11, 2005 2:03 PM, Anonymous Anônimo said...

Alguém sabe colocar foto no blogger?

 
At abril 11, 2005 2:05 PM, Anonymous Anônimo said...

A minha casa só não encheu de água porque eu moro no 10º andar. Até dei tchauzinho pro helicóptero do Datena, e por muito pouco não participei do pisque-Band!

 
At abril 12, 2005 5:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Vou adorar ver vc vindo trampar de bota de chuva na sexta que vem. E o blog está muito lindinho, meninas. Vou voltar sempre por aqui!

 
At abril 12, 2005 5:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Era eu a anônima ali!

 
At abril 12, 2005 8:08 PM, Anonymous Anônimo said...

Mary Poppins e Holly Golightly: Vcs são muito talentosas e eu adoro o que vcs escrevem! Leio com prazer!!!

Até mais*

 
At abril 12, 2005 8:55 PM, Blogger Ynnuf said...

você realmente acredita que é melhor não ser lida?
Como sabe se é ou não compreendida se não passar pela primeira etapa?

 
At abril 13, 2005 11:52 AM, Anonymous Anônimo said...

AinVamos pensar pelo lado bom, pelo menos nós podemos treinar natação, remo e quem sabe um dia poderemos até surfar em SP...
Essa é uma realidade que não está muito longe de se tornar realidade...
Grande Abraço!

 
At abril 13, 2005 11:26 PM, Anonymous Anônimo said...

Meninas, meninas! Preciso de ajuda, me liguem no celular!!

 

Postar um comentário

<< Home